Podologia
Tratamentos

Rachaduras e Fissuras

Rachaduras e Fissuras

Banner 01.jpg

Os Pés são responsáveis por nos levar mundo a fora, mas infelizmente as pessoas dão pouco valor a saúde dos pés. 
Elas não têm consciência de sua importância no dia a dia.

Não lhe atribuem os cuidados necessários por acreditarem que estando dentro dos calçados fechados estão protegidos  e não precisa fazer mais nada.

Você já parou para pensar qual cuidado, você dá a ele?

O que temos visto é que ele é relegado ao ultimo plano nos cuidados corporais ele é uma estrutura complexa veja a descrição.

O pé possui 26 ossos, 2 sesamóides, 114 ligamentos e 20 músculos. Todas essas partes estão interligadas através de tecidos conjuntivos, vasos sangüíneos e nervos, sendo todo esse complexo revestido por camadas de pele, que é o órgão que determina seu limitem com o meio externo.

E exerce varias funções tais como: defesa e proteção contra as funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato).

Quando sadios, os pés garantem a sustentação e o deslocamento de nosso corpo, suportando cargas enormes durante o caminhar, a corrida e o salto sem qualquer dor ou desconforto.

Muitas pessoas só lembram dos pés no Verão, quando os pés aparecem em sandálias e chinelos, de nada adianta estar bem vestida, maquiada, bronzeadas  e perfumada com os pés “frangalhos”, com ressecamento, fissuras e rachaduras.com aspecto de desleixo.

Lembre-se que os pés para muitas pessoas é fetiche, e o olhar destas pessoas inicia-se pelos pés.

Esteticamente esta e a podopatia que incomodam muito as mulheres, com a chegada do verão  e os pés amostra.

Os pés possuem suas camadas de pele mais resistente que qual outra parte do corpo, além de serem mais grossas devido ao peso do corpo que recai sobre eles, Apesar de toda esta resistência os pés sofre de inúmeras patologia que devem ser tratadas por médico e podólogos.

Uma destas patologias é a fissura e rachaduras.

 

Porque ocorre as rachaduras e fissuras?

 

As rachaduras  e fissuras podem ser por varias causas, tais como a:

a) Hereditariedade,

b) Agressões químicas mesmos as domésticas,( uso de água sanitária, produtos abrasivos como os ácidos de limpar piso são alguns dos exemplos)

c) Defeitos ortopédicos: Pisada errada

d) Alterações Climáticas: Um exemplo que ocorre muito no verão é  de andar descalço na praia a combinação atrito da área, sal do mar e areia quente são fatores determinantes para o surgimento de fissuras.

e) Conseqüência de psoríase

f) Micoses

g) Diabetes

h) Uso de calçados aberto nos calcanhares ( sandálias e chinelos),etc.

Muitas vezes o calcâneo e maior que a sola da sandálias e o atrito constante provocados pelo mesmo

As fissuras de calcâneo podem variar de profundidade: algumas lesam a pele superficialmente e outras podem atingir tecidos profundos e provocar sangramentos, devido a perda da elasticidade da pele e a pressão do peso do corpo elas se abem ao caminhar.

As Fissuras e rachaduras deixam os pés doloridos e, muitas vezes, dificultam a simples rotina de calçar os sapatos e caminhar. Pode ocorrer até mesmo sangramento. Via de regra a fissuras dão-se pelo ressecamento acentuado da pele associada ou não à hiperqueratose, sendo que esta última é uma podopatia que muitas vezes aparece conjugada às fissuras.

 

Tratamentos:

 

Tratamento Caseiro

O tratamento consiste na higienização do local, lixamento somente da porção amarelada removendo todo o espessamento; minha sugestão é usar a lixa molhada e a pele seca assim você só lixa pele morta  quando tiver pele rosada pare e aplicação cremes emoliente, usar cremes específicos para os pés

Dica:

Use o creme a noite se desejar uma hidratação eficaz use o creme especifico envolva o pés com filme de PVC ( aquele que usamos na Cozinha) cerca de 15 minutos, este processo acelera e intensifica a hidratação.

Tratamento como podólogo

Consiste de higienização do local e a aplicação de cremes emoliente, desbastamento do espessamento da pele e Hidratação profunda com Creme Homeopast, óleos essenciais e parafina

Dica:

As pessoas que tem este problema terão que fazer mudança de hábito e manter os pés hidratados com bons cremes à base de uréia e umectante.

Enfermeira e podóloga Vera Lúcia Dubiela

Venha conhecer a clínica dos pés e faça a sua avaliação

Avaliação Gratuita